11 de fevereiro de 2010

Rum


Yo Ho Ho And A Bottle Of Rum

Fabricado a partir do melaço da cana-de-açúcar, o Rum é um dos destilados mais conhecidos no mundo, usado corriqueiramente em coquetéis (Mojito, Daiquiri, Cuba Libre, Piña Colada, entre outros), sua fama começa pelos mouros que introduziram a cana-de-açúcar na Europa, principalmente na Espanha e Portugal.
Inicialmente o Rum foi feito em Cuba no século XVI, e no inicio do século XVII as ilhas do Caribe começaram a ser colonizado pelos franceses e Ingleses, o Açúcar já era uma ótima moeda de troca e a cana-de-açúcar passou a ser plantada em grande escala.
Além do seu valor econômico, o melaço, resíduo do processo de fabricação do açúcar começou a ser destilado e deu origem a uma bebida rústica que pegava na garganta de quem ingerisse. Era dada aos escravos para “anestesiar” as dores das chicoteadas.
A bebida ficou conhecida como a bebida dos piratas, como ainda é conhecida hoje, a partir do século XIX, quando os piratas a ingeriam para ficarem corajosos na hora dos combates. A Marinha Britânica incluiu 250 ml de rum na alimentação diária dos marujos a serviço de Sua Majestade. A bordo de navios ingleses, o rum ganhou o mundo e serviu de moeda de troca e, até 1.970, constava oficialmente na alimentação dos grumetes (graduação inferior dos praças) da Marinha Britânica.
Uma curiosidade muito interessante é que a música que começa o texto, que imortalizou o Rum como bebida dos piratas, começou a ser escrita em 1901 pelo Robert Lewis Stevenson no livro A Ilha do Tesouro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário