3 de setembro de 2010

Piña Colada


Por volta de 1800... Não, não. Era 1922. Talvez 1950? Ou 1963? Bom, a história mais reproduzida data, na verdade 1954, mas não é essa pluralidade de anos que fazem da Piña Colada um coquetel especial, mas sim sua mistura totalmente latina e refrescante que nos fazem pedir una!
Sua mistura de rum, abacaxi e creme de coco que parece esquisita aos olhos, mas não ao paladar foi criada, assim conta-se, por um barman chamado Ramon “Monchito” Marrero, em San Juan, Porto Rico, no hotel Hilton, mas há quem questione toda essa informação. Um restaurante no mesmo país, chamado Barrachina tem em sua porta uma placa informando que este coquetel foi criado lá pelo bartender Don Ramon Portas Mingot, porém sua criação data 1963 e contém leite condensado em sua receita. Também existem referências a este bebida datada de 6 de Abril de 1950, logo, quatro anos antes do barman Monchito criar no Hilton. E sua referência mais antiga é em uma revista de 1922.
Apesar da versão de 1954, no Hotel Hilton ser a mais contada das histórias, há quem diga que não foi o barman que criou o tão especial coquetel, na verdade a piña colada seria fruto da falta de um ingrediente para um outro coquetel chamado Coco-Loco que era servido dentro do coco. Ricardo Garcia, seria o responsável pela substituição do (copo) de coco que estava em falta, por um abacaxi. E, assim foi sentido sabor do coco junto da acidez do abacaxi.
Lembrada em música romântica, nos dia mais quentes a beira da piscina, servida em um abacaxi ou no copo de vidro, o que interessa é que a Piña Colada tornou-se um dos coquetéis mais famosos de Porto Rico, para o mundo. Ganhou outras versões, mas sua originalidade e diversidade de sabores a tornam uma boa pedida para as estações quentes que estão para chegar!
Refresque-se!


3.0 cl Rum Branco
3.0 cl Crème de côco
9.0 cl Suco de abacaxi
Método: Batido
Copo: Tumbler ou Fashion
Coloque todos os ingredientes no liquidificador ou bata na coqueteleira com o gelo triturado.Coloque na taça refrigerada e decore com a cunha, um pedaço do abacaxi e uma cereja maraschino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário