3 de janeiro de 2012

Hose's Neck


Quando a fama do coquetel é a decoração e não dos ingredientes. Acho que podemos definir o Horse’s Neck dessa forma. Pois em todas as fontes pesquisadas, faz referência à decoração, um espiral feito com casca de limão siciliano, que se assemelha com o pescoço do cavalo, daí o nome do coquetel. Já os ingredientes podem variar desde que contenha Ginger Ale em sua composição, algumas receitas citam apenas o Ginger Ale como ingrediente.
            Para quem não sabe Ginger Ale é, a grosso modo, uma água gaseificada aromatizada com gengibre e açúcar, mas existe versões mais elaboradas que em sua composição levam leveduras, assim como a cerveja, existe alguns relatos sobre cerveja de gengibre. Mas para nós, hoje, é importante saber que Ginger Ale é quase um refrigerante de gengibre, muito refrescante.
            No início do século XX nada era mais divertido do que ir a corridas de cavalos e tomar coquetéis enquanto torcia para que o azarão fosse o campeão, e na época todo clube de corridas tinha um bar que criava seu coquetel específico, e na inauguração do New York Equestrian Club o Horse’s Neck ganhou fama por não ser servido durante o jantar. Mas também pudera, o Jantar foi servido em cima de cavalos vivos, a imprensa noticiou, de forma jocosa, que para ser mais escandaloso o sr. Billings, dono do novo clube, deveria ter servido carne de cavalo de prato principal e pescoço de cavalo como coquetel.
            Depois desse fato, toda bebida, alcóolica ou não, cuja decoração lembrasse o pescoço de cavalo, automaticamente se chamaria Horse’s Neck. E tempos depois só as bebidas com Ginger Ale se chamariam Horse’s Neck muito por causa da cor da bebida, que lembra a cor do pelo do cavalo.
            Mas para esta história estar aqui deve haver alguma receita na IBA, com este nome, certo? Sim realmente a IBA reconhece sim um coquetel como Horse’s Neck. Entretanto, vale mais a história do que a receita, que muitas vezes substitui o Brandy por Bourbon Whiskey
            Saúde.

40 ml Brandy
110 ml Ginger Ale
Gotas de Angostura Bitter

Em um copo alto coloque o espiral de casca de limão de forma que sobre uma parte para fora do copo, adicione gelo e todos os ingredientes, mexa delicadamente e sirva em seguida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário