4 de fevereiro de 2011

Alexander


A década dos anos 20 do século XX, foi sem sombra de dúvidas o auge da coquetelaria, e não só a dos E.U.A. Por causa da lei seca, mas mundialmente falando, foi a época que mais surgiram coquetéis, muitos deles já contados aqui neste blog. Hoje vou falar de mais um coquetel criado nos áureo ano de 1922, o Alexander.
O coquetel Alexander, tem, assim quase todos os outros coquetéis clássicos, várias versões para seu surgimento, ou foi o pedido de um cliente ao seu bartender favorito, ou o bartender que homenageou algum famoso. Para este coquetel temos as duas versões.
No dia 28 de Fevereiro de 1922, a princesa de Harewood, Victoria Alexandra Alice Mary, mais conhecida por Mary casou-se com o Visnconde Henry Lascelles, Só pra vocês entenderem Harewood é um condado Londrino, onde aconteceu a cerimonia, e lá algum bartender teria criado o coquetel Alexander, em homenagem à princesa.
Já uma outra versão relata que o coquetel foi criado pelo bartender Henry Mc.Elhome, que relatou no seu livro o surgimento do coquetel Sidecar, quando trabalhava no Ciro's Club em Londres, uma famosa casa de Jazz, atendendo o pedido da esposa de cliente assíduo da casa que se chamava Alexander.
Dois fatos curiosos:
1.O coquetel que nós tomamos hoje com Brandy, Creme de Cacau, Creme de Leite e Açúcar, na verdade chama-se Brandy Alexander, pois o Alexander original era feito com gim, que aqui no Brasil chamamos de Meia-de-Seda.
2.Apesar de ser Brandy Alexander a receita oficial pela I.B.A. É com cognac e não vai Açúcar.

Cheers!

20 ml Cognac
20 ml Creme de Cacau
20 ml Creme de Leite
Em uma coqueteleira Bata todos os ingredientes com gelo, depois coe para uma taça Martini previamente gelada. Finalize com nóz-moscada ralada .

Nenhum comentário:

Postar um comentário