17 de maio de 2010

Cognac



Do luxo ao lixo


Dá para imaginar que uma das bebidas mais saboreadas pelos magnatas e milionários do mundo, outrora foi considerada néctar dos pobres? Parece até um resumo do conto de fadas da Cinderela, mas é uma parte da história do Cognac (conhaque, em português). Criado na França, tem em seu passado a matéria prima vinda do resto do vinho, uma mistura de uvas que caiu no gosto público e aristocrático.
O conhaque pode ser dito que nasceu de uma curiosidade do povo. A França que, já no século XVII, era exportadora de vinhos precisou elaborar uma forma deles chegarem do outro lado do oceano sem perder o sabor que lhes rendera o título de presente dos deuses, com isso passaram a destilar o vinho a fim de manter sua qualidade, assim que era recebido no país de destino o produto destilado era reconstruido com água, até que começaram a experimentar o destilado sem a “reconstrução” e o sabor de vinho queimado deu nome a esta nova bebida brandewijn. E logo passou a ser chamado de bandy, que é o nome de qualquer destilado de uva.
Com o passar dos anos notou-se que o sabor do Bandy ficava mais suave se submetido em nova destilação e armazenado em barril de carvalho. E a região de Cognac se especializou no processo de fabricação desta bebida, criando leis para controle de orgiem, as famosas Appellation d' Origine Côntrollè, que fazem do Brandy de Cognac uma bebida única, que merece receber o nome da região.
Entre as leis que padronizam o Cognac, vale destacar:
Uso de uvas fracas e ácidas principalmente as Folle Blanche, Colombard e Ugni Blanc.
Para armazenamento o uso exclusivo de barris de carvalho da floresta de Limousin.
Destilar o liquido duas vezes sussecivas seguindo o método Charantês, e este método é repleto de exigências.

E além das leis, tem o tempo de envelhecimento que dá o mérito que a bebida merece, denominados da seguinte forma:

Três Estrelas (***) - mínimo de 30 meses.
V.O. (Very Old) / V.S.O.P (Very Superior Old Pale) – mínimo de 4,5 anos.
X.O. (Extra Old) mínimo de 6,5 anos.

O Cognac ficou muito tempo conhecido como bebida de rico, mas nos anos 90 no auge da cultura Hip Hop, onde ficaram famosos rappers como Tupac e Busta Rhymes, o consumo de Cognac cresceu significamente, principalmente entre negros americanos, o que muita gente chamou de a pobreza do Cognac.
Independentemente da cor ou do estilo de música, o cognac é um ótimo destilado para se tomar após as refeições, devido o açúcar da bebida. E deve ser servido em temperatura ambiente, o calor da mão é que deve aquecer a bebida e liberando todos os aromas da bebida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário