12 de abril de 2010

Manhattan


Um bom whiskey é cowboy, no máximo com duas pedras de gelo, que não é para ter água atrapalhando o sabor único. Isto era rotineiro nos bares espalhados pelo mundo até surgir um coquetel, peça um Manhattan ao bartender e surpreenda-se com a sugestão e com a mistura de sabores do whiskey americano (o rye é o mais comum), com vermute tinto doce ou seco e bitter.
Um coquetel de um sabor forte e marcante, urbano, como o bairro novaiorquino cujo nome faz homenagem, normalmente tomado por homens, criado para os homens, porém feito por uma mulher, como conta uma das mais famosas histórias que sugere que a senhora Winston Churchill, mãe do primeiro ministro britânico, criou para homenagear o candidato a presidência americana Samuel Tilden, no famoso, ou assim se tornou, Manhattan Club, em Nova Iorque.
De história e receitas tão enigmáticas e antigas o Manhattan, é um simbolo do orgulho americano, assim como os whiskeys fabricados por eles. Todo morador dos Estados Unidos já provou algumas das milhares receitas do coquetel. As variações do coquetel, é infinita, o que fazemos com a caipirinha aqui, mudamos a fruta, o açúcar e o destilado, lá acontece com o Manhattan, existe uma receita de 1891 que entre outros ingredientes se destaca o absinto. Outras receitas levam cointreau, em 1934 o livro “Cocktail Bill Boothby's World Drinks And How To Mix Them” lista oito variações para o Manhattan.
Porém de todas as histórias a mais enigmática é a de que no primeiro livro escrito sobre coquetéis, em 1862, Jerry Thomas descreve um coquetel com ingredientes muito semelhantes com o Manhattan da senhora Churchill, o que nos poderia levar ao profano pensamento de que a senhora Winston Churchill apenas copiou uma receita e não inventou, porém o livro de Jerry Thomas “Bar-Tenders' Guide” não era um livro muito conhecido na sociedade americana.
Entre ingredientes diferenciados e histórias a única forma de acreditarmos qual o verdadeiro Manhattan é experimentando todas as receitas, então boa pesquisa.

Ingredientes:
5.0 cl Rye ou Whiskey Canadense
2.0 cl Vermouth Tinto
1 Dash de Angostura Bitter

Método: Mexido
Copo: Taça Martini ou Coquetel
Coloque todos os ingredientes no mixing glass com os cubos de gelos, misture bem e despeje na taça refrigerada passando pelo strainer.
Decore com cereja maraschino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário