15 de março de 2010

Whisky



“O que o Whiskey não curar, não há cura para” Provérbio Irandês

No dia 17 de Março é celebrado em muitos países, principalmente os com grande concentração de irlandeses e católicos (Estados Unidos, Canadá, Grã Bretanha, Argentina, Nova Zelândia ...) o dia de St. Patrick, santo patrono da Irlanda, na verdade fora levado para lá como escravo, para depois retornar como bispo e responsável pela introdução da religião católica no país, tinha como forma de ensino usar o trevo de três folhas para explicar a Santíssima Trindade, que é ligado até hoje ao seu dia, bem como a cor verde, alias os festivais de comemoração à essa data são todos decorados com esta cor, alimentos, roupas, bebidas e até o rio Chicago (no estado de Illinois).
Mas outro fato torna Saint Patrick tão famoso, é sua ligação com uma das bebidas mais difundidas pelo mundo, de cor e sabor forte, aroma característico, costuma deixar marcado a garganta daquele que se atreve a saborear um gole: o Whisky. Após ter pregado o catolicismo na Irlanda foi para a Escócia tentar o mesmo legado do primeiro país e junto levou a tradição dos índios das terras altas da Irlanda, o de destilar malte, cevada e outros grãos assim começou a formação do principal produtor de whisky do mundo.
O primeiro relato escrito sobre whiskey é uma carta de 1494 em que o rei James IV ordenou que o frade Jonh Cor produzisse cerca de 400 garrafas de Acqua Vitae, um dos primeiros nomes para whiskey. Outros dizem que não foi uma carta do rei e sim uma nota de venda de 500 kg de malte para o frade. Logo podemos perceber que a produção de whisky era feita em monastérios para fim medicinais o que explica o nome Acqua Vitae (algo como Água da Vida), porém o whiskey é uma derivação do gaélico de Uisge Beatha.
As primeiras destilarias de whisky eram na sua maioria domésticas durante os séculos XVII e XVIII, a produção era uma extensão da atividade rural do país, toda fazenda tinha um alambique nos fundos e a cevada que sobrava da destilação era dada ao gado, o que contribuía com a economia rural da época fazendo do whiskey um produto importante para os fazendeiros, mesmo que para consumo próprio.
O whisky era na época consumido para celebrar nascimentos, falecimentos, chegadas e despedidas de visitas, servidas a noite para hóspedes de pousadas, para curar gripes, resfriados e outras enfermidades, inclusive na troca de dentes das crianças. Contratos eram selados tomando whiskey.
Mas o whisky só ganhou fama mundial por dois motivos:
Audácia e ambição de Alexander Walker, neto do fundador da Johnnie Walker, que expandiu o comercio do avô e fez da pequena destilaria uma referência em Blended Scotch Whisky. Sendo hoje uma das mais antigas empresas produtoras de whiskey em larga escala e,
Vasterix, um inseto que devastou as videiras francesas entre 1860 e 1880 e isto significou o desaparecimento de bebidas como Champagne, Brandy e Cognacs do mundo.
E assim o Whiskey teve as portas do mundo abertas para se tornar uma das mais conhecidas bebidas.

Um comentário: