20 de outubro de 2010

Cuba Libre


Houve uma época em que o principal produto capitalista se misturou ao símbolo da luta socialista, estou falando da Coca-Cola e do Rum Cubano, vou tentar desmistificar a história do coquetel que leva um deseja cubano no seu nome, Cuba Libre.
A história do coquetel é feita de polemicas e controvérsias, dizem que o coquetel surgiu durante a guerra de libertação da ilha de Cuba, em 1898, a guerra deu-se por um causa de um navio americano que foi destruído em Cuba, que até então era colônia da Espanha, os EUA alegaram que o navio foi sabotado por espanhóis e exigia a independência de Cuba e outros países da região.
Enquanto Espanha se negava a conceder a independência cubana, os EUA enviaram tropas do exército para Cuba, para guerrear contra o exército espanhol (sim é isto mesmo, os EUA ajudou Cuba em uma guerra), entre os enviados para Cuba estava o Capitão Russell e seus soldados que além de armas levaram Coca-Cola para a guerra, lá Capitão Russell solicitou uma dose de Rum e misturou com o refrigerante, bebeu com tanta satisfação que os soldados ficaram curiosos e fizeram o mesmo que o Capitão, e brindaram por uma “Cuba Libre”.
Tudo muito bom, tudo muito bem, se não fosse um pequeno detalhe, segundo algumas fontes, a Coca-Cola só chegou a Cuba após a guerra, em 1900, e o Capitão Russell voltou para os EUA ainda em 1898, temos aí um espaço de no mínimo 2 anos, mas assim como o Mojito e o Daiquiri, os coquetéis cubanos não tem data exata, existe sempre uma diferença nos dados históricos.
O importante é que a combinação de Rum (que durante a revolução cubana, 1950, tornou-se símbolo da luta socialista, pois durante os encontros dos socialistas bebiam-se Rum) e Coca-Cola, abrandava o calor sentido pelos soldados durante a guerra, e no pós-guerra foi muito consumido pelos americanos durante o verões que se seguiram.
50ml Rum Carta Blanca
100ml Coca-Cola
Em um copo longo cheio de gelo coloque os ingredientes e decore com uma fatia de limão*.
*Em alguns países é comum colocar rodela de limão dentro do copo.
Saúde.

Um comentário:

  1. Poisé...

    Acredito que o fato de a Coca-Cola ter entrado em Cuba em 1900, não agride a história, pois foram os soldados que levaram os seus refrigerantes não é mesmo?

    Abraço meu caro, cuide-se.

    ResponderExcluir