18 de outubro de 2011

Rusty Nail

              A história deste coquetel está muito relacionada com seus ingredientes, whisky escocês e licor Drambuie, que é um licor à base de Whisky, mel e ervas aromáticas, o que lhe confere um aroma muito peculiar.
          O surgimento deste coquetel varia entre 1930 até 1950, dependendo da fonte pesquisada, ou seja, estamos novamente na época da lei seca americana, mais um coquetel criado para driblar uma das leis mais severas que existiu contra a bebida alcoólica? Talvez.
            Fontes relatam que o “Prego Enferrujado”, traduzindo literalmente, tem este nome graças ao prego que o bartender usou para mexer o coquetel, acredito muito pouco nesta versão, já que o coquetel tem a cor de um prego no começo de uma oxidação.
            Outras fontes dizem que este coquetel é de New York e era tendência em alguns bares da cidade, porém o Club 21 foi o primeiro a dar o nome que o tornou clássico da coquetelaria mundial.
            O Club 21 era um Speakeasy muito bem freqüentado na década de 1930 nos Estados Unidos, por ser a época da lei seca, sobravam whiskies nos bares subterrâneos, e não demorariam muito para começarem a misturar o Whisky com outros ingredientes como o mel, por exemplo, logo não seria difícil existir algo precursor do famoso Drambuie, o que diminuiria o sabor ruim do whisky da época.
            Levando em consideração que os Speakeasies não eram bares que recebiam luz solar e nem eram muito bem limpos, já que muitas vezes ficavam embaixo de pisos de madeiras, não seria surpreendente existir realmente algum prego enferrujado à mão do bartender.
            Seja com prego enferrujado, ou apenas a cor do coquetel que lembre o enferrujar do prego. O Rusty Nail se imortalizou como uma saída para aqueles que gostam de whisky, mas o acham muito potente no paladar.

Saúde!

45ml Whiky Escocês
25 ml Licor Drambie
Coloque todos os ingredientes no copo Old Fashioned com gelo. Mexa delicadamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário