5 de julho de 2010

Sake


A história do surgimento do Sake é uma volta ao tempo dos samurais, remonta o ano 4000a.C. na China e muita religião. Vamos desmistificar o vinho de arroz, que é tão antigo quanto o vinho propriamente dito.
Apesar do mundo achar que o Sake é uma criação japonesa, na verdade o fermentado de arroz surgiu na China no ano 4000a.C. quando, supostamente, um chinês desatento guardou arroz cozido por alguns dias, lembrando que na época não existia geladeira, e quando provou o gosto do arroz esquecido sentiu um leve gosto etílico, e com o passar dos tempos começaram a desenvolver técnicas que aperfeiçoaram o sabor do Sake.
E com o estado de embreaguês, ?leveza do corpo?, assim como os deuses do oriente eram, começaram a pensar que o Sake era a bebidas dos Deuses, logo passou-se a oferecer o Sake aos deuses como pagamento de pomessas.
O Sake também era tomado em comemorações, desde casamentos à boas vindas ao ano novo, já que os japoneses não comemoram o reveillon e sim dia 1 de janeiro inteiro.
Estas são histórias romanticas, tradiionais, lendas e sem dados, mas as datas nos mostram que o plantio de arroz só chegou no Japão no ano 300d.C. e rapidamente aprenderam a fermentar o arroz e obter o Sake. Tempos depois aprefeiçoaram as técnicas de produção, como por exemplo o polimento dos grãos de arroz, que deixa sabor do Sake mais suave, como nós conhecemos hoje.
O Japão começou a produzir Sake em massa por volta de 1300d.C. e logo ganhou status de bebida tipica japonesa e hoje tem mais de 16 mil produtores de Sake, e exportam para o mundo inteiro.
E diante de tantas culturas diferentes os modos de tomar Sake também são diferentes, desde puro à 40 graus Celsius, em temperatura ambiente, com sal na borda do copo, gelado ou em coquetéis.
Um fato curioso é que no Japão Sake é o nome dado à bebidas alcoólicas em geral, para pedir um fermentado de arroz, tem que pedir Nihonshu

Nenhum comentário:

Postar um comentário