27 de abril de 2011

Old Fashioned


Esta história remonta a era pré proibição dos coquetéis americanos, época em que o Al Capone era um jovem italiano começando a vida de gangstar em New Jersey, quando ainda não era proibido beber e podia-se fabricar destilados de milho.
Estamos na década de 1.880 nos Estados Unidos da América, os jornais começavam a usar o termo cocktail para as bebidas preparadas por barmen, ou seja, começava a surgir uma nova profissão e um novo tipo de bebidas. É nessa época que surge uma bebida feita de Bourbon, açúcar, Angostura Bitter e água com gás.
Um barman que trabalhava no Pendennis Club, um Bourbon bar prive masculino, um tipo de bar que era frequentado só por homens que bebiam Bourbon, localizado em Louisville, Kentucky,criou este cocktail. Dono de uma destilaria de Bourbon, o Coronel James E. Pepper, gostou tanto do coquetel que levou a receita para New York, mais precisamente para o bar do hotel Waldorf-Astoria, e deste bar ganhou o mundo.
Old Fashioned é provavelmente a primeira bebida preparada por barman a ser chamada de coquetel e que ganhou mais variações, além de Bourbon, pode ser preparada por Scoth Whiskey ou Rye Whiskey. No Brasil uma das variações que mais se destaca é a que é preparada pelo bartender Marcelo Serrano do MyNy Bar, que tem uma esfera de gelo com casca de limão siciliano dentro.
Cheers!

40 ml Bourbon
1 colher de Açúcar
2 Dashes de Angostura Bitter
1 Dash de Água com gás

Colocar o açúcar e a Angostura e o lance de Club Soda no fundo de um copo old fashioned e dissolver o açúcar com uma colher de bar, envolvendo todas as partes internas do copo com a mistura. Colocar o gelo e adicionar uma dose do tipo de Uísque de sua preferência. Decorar com fatia de laranja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário